Família e Carreira

Espaço para estudar: Como criar as condições ideais na sua casa

19 Setembro, 2021

Dar condições aos mais pequenos para que possam ter o seu espaço para estudar é muito importante e fará toda a diferença. Saiba como fazê-lo.

A participação de toda a família no quotidiano escolar da criança é fundamental para o seu desenvolvimento. Estudar está entre as principais atividades nas quais o seu filho vai precisar de ajuda. Estes momentos merecem uma atenção especial e criar um bom ambiente para que os mais pequenos possam estudar é fundamental. A escolha e a organização do local onde os trabalhos vão ser feitos é algo a ter em atenção.

Ambiente perfeito para estudar

Crie uma rotina
Parece difícil, mas é importante que os pais adaptem a sua agenda, de forma a terem tempo familiar de qualidade e ajudar os filhos nos estudos. Para isso crie uma rotina que a criança conheça e possa acompanhar. Isto será útil para manter o interesse dela. Não será suficiente o seu filho ter um ótimo local para estudar se depois não o ajuda a dedicar-se às suas atividades escolares.

Tudo organizado!
Quem não trabalha melhor num espaço bonito, limpo e organizado? Ainda que as crianças pareçam não valorizar este aspeto, a verdade é que ele vai influenciar a atenção. Fazer as tarefas num espaço sem organização dificulta o rendimento. Coloque prateleiras e gavetas e incentive o seu filho a ter cuidado com o material, bem como a arrumá-lo nos sítios que lhes são destinados. Assim a criança vai saber sempre onde as coisas estão. Aqui está a estimular a organização, a concentração e ainda os valores de responsabilidade e autonomia.

A escolha do local
Andar a saltar de divisão em divisão para estudar não vai dar bom resultado. Escolha um local fixo como o escritório, quarto ou sala, e certifique-se de que o mesmo tem as condições básicas para a hora do estudo. A primeira delas é, claro, o silêncio. Tenha em conta que o local escolhido será exclusivo para a criança e para o seu estudo pelo tempo que lhe for necessário.

Decoração
Já pensou que os elementos de decoração podem ajudar a aumentar o desempenho do seu filho? Se a estética dos espaços faz uma enorme diferença a nós, adultos, imagine para os mais pequenos. A dica aqui é não exagerar nas cores. O indicado são móveis e objetos maiores em tons claros. Desta forma será possível conjugar o espaço com pormenores coloridos, como almofadas ou quadros. Assim, o espaço será sério, mas mais atrativo, para que eles também possam descontrair.

Conforto
Pode achar que este é um tópico que não faz sentido, mas desengane-se, que ele é bastante importante. Pode ser difícil para a criança manter a concentração se ela estiver sentada numa altura inadequada. Mobiliário desconfortável e problemas de postura afetam a produtividade. Por isso, está na hora de montar um espaço com uma secretária e uma cadeira confortáveis. Verifique a altura ideal para a idade da criança e invista em peças de qualidade. Também a iluminação do espaço deve ter especial atenção, assim como a temperatura do local. Estudar com muito calor ou frio não é tarefa fácil.

Evite distrações
Mantenha os brinquedos e outras distrações, como consolas, longe deles. Sabemos que nem sempre é possível, mas é um ponto a ter em consideração. Se o seu filho já tem telemóvel, peça-lhe que o desligue ou o deixe noutra divisão da casa enquanto estiver a estudar. Para além disso, é importante que existam horários para estudar.

Leia ainda:

REGRESSO ÀS AULAS: DICAS PARA MOTIVAR O SEU FILHO NA ESCOLA

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top