Saúde e Bem-Estar

Menos luz no Outono! Como nos afeta a nova estação

22 Setembro, 2021

O Outono começa hoje, 22 de setembro. A menor exposição de luz solar e maiores períodos de noite podem afetar-nos física e psicologicamente. Saiba como minimizar os seus efeitos.

O Outono está aí. O ar já se sente diferente, os dias são mais curtos, a temperatura vai descendo, as folhas começam a mudar progressivamente de uma cor verde viçosa para vermelho, amarelo, laranja, dourado… e o dia fica escuro mais cedo. Mas esta mudança também tem influência na saúde humana, física e mental. A “falta” de sol é igualmente responsável pelo aumento e agravamento de depressões, mas podemos melhorar o nosso humor e minimizar os efeitos que tem sobre nós.

Humor

A luz natural que entra pelas janelas tem um efeito calmante e relaxante no nosso humor e emoções. No entanto, a falta de luz, ou mesmo a luz artificial de baixa qualidade, pode levar à depressão. A serotonina produzida pelo nosso cérebro diminui nos dias mais obscuros, causando assim efeitos negativos no nosso humor e estado de ânimo, enquanto nos dias mais claros a serotonina aumenta, induzindo a felicidade. Nos dias ensolarados, somos simplesmente mais felizes a nível químico.

Produtividade e concentração

Os lugares onde devemos estar concentradas e focadas geralmente são iluminados por luzes brancas brilhantes. No entanto, a exposição prolongada a este tipo de luz pode causar nervosismo e inquietação. Para um ambiente calmo, diminua um pouco as luzes, mas se quiser ficar focada faça-as brilharem mais intensamente.

Ciclo do sono

O ritmo circadiano é marcado pela exposição à luz e o nosso ciclo de sono depende em grande medida das nossas ações ao longo do dia. Estudos têm mostrado que a luz forte ao anoitecer causa um atraso no ciclo normal do sono, fazendo-nos ir para a cama mais tarde. Quando o nosso ciclo natural é alterado, pode fazer com que soframos alterações também na nossa saúde, tornando-nos mais sujeitas a doenças. Mantenha uma luz quente e fraca nos quartos, para se preparar para dormir.

Olhos

Embora muitos o ignorem, a luz, seja artificial ou natural, pode causar danos permanentes aos olhos. Já ouvimos algumas vezes para não olharmos diretamente para o sol, o que é totalmente correto, considerando que ele pode causar malefícios permanentes na retina, olhando-o apenas por alguns minutos. A luz artificial também pode ser prejudicial, causando enxaquecas e fadiga após um longo dia sob ela. Preste atenção ao passar de um local escuro para um mais claro e lembre-se de usar óculos escuros.

Tomada de decisões

Há estudos que sugerem que expressamos as nossas emoções com mais intensidade quando estamos sob a influência de luz forte. Se compra produtos que têm algum tipo de valor emocional, como flores ou um anel, olhe o tipo de luz que a loja tem, com certeza é branca e muito brilhante. Pelo contrário, a luz de baixa intensidade reduz as decisões emocionais no nosso dia-a-dia.

Texto: Mário Rui Santos

Leia ainda:

Cuidados obrigatórios de beleza que deve ter no outono

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 1