Família e Carreira

Férias: Conheça as vantagens para a saúde … e não são poucas!

25 Julho, 2021

férias férias

Férias sagradas. Os períodos de pausa, por um fim de semana ou uma quinzena, são essenciais para restituir ao corpo e à mente o seu equilíbrio.

Seja no verão ou noutra altura do ano, as férias são uma espécie de “colírio” para a sua saúde.
Há muitas pessoas que adiam estes períodos de descanso. Só pensam na produtividade ou mesmo nos tempos de crise que atravessamos, preferindo a remuneração ao descanso. Mas as pausas para “respirar” são essenciais no nosso equilíbrio físico e mental. E no regresso ao trabalho poderá produzir com mais qualidade.

 

Mais felizes
Planear as férias por si só já nos permite estar de bem com a vida.

Viajar, seja para dentro do País ou lá fora, é um ganho emocional e ninguém tem dúvidas, torna as pessoas mais felizes.

Segundo um estudo, as mulheres que tiraram férias com mais regularidade mostraram níveis de ansiedade e depressão mais baixos em comparação com as que que têm intervalos maiores entre esses períodos de pausa.
O simples ato de antecipar as férias pode deixar-nos mais felizes. Além disso, estarmos mais tempo com a família num ambiente descontraído e sem horários, também propícia maior bem-estar.

 

Coração saudável
Um estudo da Universidade The Framingham mostrou que as mulheres que tiram vários períodos de férias ao longo do ano são oito vezes menos propensas a ter doenças cardíacas.

Ao contrário, uma outra pesquisa feita com o sexo masculino levou a concluir que homens também ficam propensos a problemas graves de coração.

 

Menos stress
As férias ajudam a reduzir as hormonas do stress e a pressão arterial.

O resultado nota-se logo no seu aspeto físico, aparentando um rosto mais jovem ou até, reduzindo o excesso de peso, se preferir uns dias mais ativos com as crianças, por exemplo.

 

Trabalhar melhor
Um dos objetivos das férias é renovar energias. O regresso ao trabalho será com mais empenho e foco.

Se colocar as tecnologias de lado conseguirá, também, normalizar o sono, restituindo esse equilíbrio ao seu corpo.

A verdade é que o stress dificulta na hora de tomar decisões profissionais, segundo um estudo da National Institutes of Health.

Depois de alguns dias livre de pressões do dia a dia, sentir-se-á capaz de tomar resoluções mais fundamentadas no trabalho.
Em família
Sair da rotina stressante do dia a dia ajuda a criar novos laços em família, que perduram para lá do fim das férias.

 

Leia ainda:

JANI GABRIEL ASSUME NOVO NAMORADO DURANTE FÉRIAS NO MÉXICO. FOTOS

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top