Saúde e Bem-Estar

Exercícios para um coração mais ativo! Conheça as modalidades para controlar o seu colesterol

15 Maio, 2023

coração Pole Dance

Há modalidades que contribuem para uma melhor saúde cardíaca, já que ajudam a controlar o colesterol ou melhoram a tonicidade muscular. Cuide do seu coração!

O treino cardiovascular é indispensável para uma vida saudável, já que tem um forte impacto no aumento da qualidade de vida e na prevenção de doenças crónicas, como diabetes, hipertensão ou doenças renais.

Quando se pensa em treinos benéficos para o coração é inevitável pensar em corrida. Embora seja de facto eficaz, nem todos estão aptos ou gostam de praticar esta modalidade. A boa notícia é que existem várias opções que contribuem para um treino cardiovascular eficiente.

 

Treino de força

Controlo dos níveis de colesterol
O treino com pesos não serve apenas para tonificação muscular. Quando combinado com exercício aeróbico, como é o caso do cross training, tem benefícios para o coração, como a redução da tensão arterial e o controlo dos níveis de colesterol no sangue.

Caminhar faz bem ao coração

Reduzir doenças cardiovasculares
Um estudo da Harvard Medical School indica que caminhar 2,5 horas por semana – ou seja, apenas 21 minutos por dia – pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%. É uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, entrando facilmente na rotina diária e sem a necessidade de equipamentos. Porque não trocar a viagem de metro até ao escritório por um percurso a pé?

Cycling

Melhora a circulação sanguínea
Quer seja na sua versão outdoor, quer seja indoor, o cycling promete fazer maravilhas pela saúde cardiovascular de quem o pratica. Por ser um exercício que une o treino aeróbico de média e alta intensidade, proporciona enormes benefícios na circulação sanguínea e na respiração. Pela intensidade do exercício, a corrente sanguínea funciona ao máximo.

Frequência cardíaca elevada

Pole Dance

Esta modalidade à volta do varão, que incorpora dança, ginástica e fitness, tem sido cada vez mais procurada como forma alternativa de prática desportiva, com diversos benefícios associados à saúde cardiovascular.
Ao situar-se entre a atividade física moderada e intensa, mantém a frequência cardíaca elevada e incorpora todo o corpo, mesmo num nível iniciante.

Hidroginástica

Baixar a pressão arterial
É uma atividade física que combina exercícios aeróbicos com natação. Ao usar o oxigénio no processo de gerar energia, a hidroginástica tem um impacto muito positivo na saúde cardiovascular, como a melhoria da circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca, devido ao aumento da contração muscular. Com pouca pressão sobre as articulações do corpo, previne lesões nos ossos e músculos.

Remo

Diminuir o peso
Tal como a natação, o remo é um desporto bastante completo, já que movimenta todo o corpo. Este pode ser feito no ginásio e é um ótimo treino cardiovascular e de resistência. Para além disso, é ideal para diminuir o peso e tonificar a zona dos abdominais e glúteos, sem impacto. No entanto, mesmo com uma lista extensa de benefícios, pode ser uma modalidade
de alta intensidade, tendo de estar atenta e ir com calma.

 

Texto: Mário Rui Santos; Agradecimento: Urban Sports Club

 

Leia ainda: Estes são os exercícios que ajudam a dormir melhor e a ter uma noite tranquila

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0