Saúde e Bem-Estar

Exercício físico no frio. Diga adeus às desculpas pela sua saúde física e mental

13 Novembro, 2021

Exercício físico Exercício físico

Fazer exercício é fundamental, não só para a saúde física, mas também para a mental. Saiba como motivar-se para treinar nos dias mais frescos.

Nem sempre é fácil arranjar incentivos para calçar os ténis e praticar exercício físico. Sobretudo quando a chuva e o frio espreitam lá fora. Se é de manhã, custa deixar a roupa quente da cama. Se for ao final do dia, parece que a manta no sofá está a chamar por nós. Mas não se deixe levar por nenhuma destas tentações e seja mais forte. Para isso apresentamos-lhe seis boas razões para a prática desportiva nesta altura do ano.

Exercício físico de forma tranquila

Se é adepta de ginásios, fazer exercício físico nestes espaços é mais tranquilo. Uma vez que há menos pessoas a treinar durante esta época do ano, terá mais lugares nas aulas de grupo e menos filas para as máquinas do ginásio. Em suma, um treino sem pressas.

Aumenta o nível de bem-estar

Nem todas adoramos a época fria. E se é uma dessas pessoas, certamente que se sente menos bem-humorada e até um pouco deprimida nos dias cinzentos e chuvosos. A boa notícia é que, ao praticar exercício, aumenta a produção de endorfinas, hormonas conhecidas por ajudarem a produzir sentimentos positivos e a reduzir a perceção da dor. Assim, ao praticar exercício físico no inverno, vai sentir-se tão feliz como se fosse verão.

Perde calorias

Alguns estudos defendem que, devido às baixas temperaturas, ao correr pode queimar mais calorias. Tal acontece porque o corpo se esforça mais para se conseguir manter quente, aumentando a sensação de calor. Estas mudanças metabólicas causadas pelo frio vão potenciar o efeito da atividade física no organismo.

Tem mais energia

Estar enrolada na manta é o que todas queremos quando chega o tempo mais frio e chuvoso. Mas também sabemos que fazê-lo cria mais preguiça, tirando a vontade de fazer o que quer que seja. Já praticar exercício físico aumenta os níveis de energia, o que a pode ajudar a levantar do sofá ou da cama e pôr “mãos à obra” naquilo que precisa de ser feito.

Evita as dores nas articulações

Quem sofre deste tipo de dores sabe que perante as temperaturas frias estas estão mais presentes. Ao praticar exercício físico ao longo de todo o ano, está a fortalecer os músculos e, consequentemente, a prevenir as terríveis dores nas articulações.

Reforça o seu sistema imunitário

Frio é sinónimo de gripes e constipações. Contudo, se praticar exercício físico pode evitá-las. De acordo com a Harvard Medical School, a prática regular de exercício contribui para uma boa saúde geral e, portanto, para um sistema imunológico saudável. Ao promover a boa circulação, permite que as células e substâncias do sistema imunológico se movam livremente pelo corpo, fazendo o seu trabalho de forma mais eficiente.

Equipada a rigor

Ao praticarmos exercício ao ar livre, estamos expostas a temperaturas mais baixas. Torna-se, assim, essencial estar devidamente equipada, para que apenas retiremos os benefícios do exercício em tempos mais frios. Tenha em atenção:

Hidrate-se
Apesar de poder não sentir calor, também transpira enquanto se exercita com temperaturas mais baixas. Por isso, beba muita água antes, durante e depois da atividade física.

Vista-se em camadas
Não adianta escolher uma camisola grossa, pois sentirá calor ou mesmo algum desconforto. O melhor é vestir várias camadas: a primeira, com material sintético, para manter a humidade longe do corpo; a segunda, isolante, como a lã ou o algodão, para manter o corpo aquecido; e a terceira, adequada às condições meteorológicas, como a chuva e o vento.

Proteja as extremidades
Se vai para a rua, não se esqueça de cobrir as mãos, orelhas e cabeça. Para isso, utilize um gorro e luvas. Se começar a sentir o nariz e o queixo dormentes, equacione proteger também essas zonas com acessórios adequados.

Leia ainda:

PREPARE A SUA BARRIGA PARA O NATAL COM UM TREINO RÁPIDO DE 10 MINUTOS

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0