Saúde e Bem-Estar

Deve ou não praticar exercício físico durante a menstruação? Saiba a resposta

12 Janeiro, 2021

Menstruação

Menstruação e exercício físico fazem mal ao organismo? De acordo com a Healthline, existem algumas vantagens do exercício durante o período.

Para muitas mulheres, a dúvida persiste: Deve-se ou não praticar exercício físico com a menstruação? Sim… De acordo com a Healthline, existem algumas vantagens do exercício durante o período.

Vantagens de fazer exercício físico com a menstruação

Diminuir os sintomas de TPM: Se sentir fadiga e alterações de humor nos dias anteriores à menstruação e durante o ciclo, exercícios aeróbicos regulares podem diminuir esses sintomas;

Libertar endorfinas: Podem elevar o seu humor e até mesmo fazer com que se sinta melhor;

Combater períodos dolorosos: Exercícios como caminhadas leves podem ajudá-la a diminuir
esses sintomas.

5 sinais do período que indicam que algo está mal

A menstruação é algo que deixa qualquer mulher desconfortável e preocupada se surgir algum imprevisto que prolongue a sua «estadia» no nosso corpo. Situções em que deve consultar o médico:

1. Menstruação prolongada
Se o período ultrapassar os oito dias, chama‑se hipermenorreia e por levar à perda de sangue prolongada, pode provocar anemia. A desregulação hormonal e as doenças no útero são outras das
causas que levam a uma menstruação que se arrasta no tempo, devendo consultar um ginecologista.

2. Corrimento castanho-escuro
A existência deste tipo de corrimento muitos dias após a menstruação pode significar problemas na região íntima e, por isso, deve procurar ajuda ginecológica para esclarecer as causas.

3. Odor desagradável
Cheiro forte e menos agradável, ou simplesmente diferente do habitual, durante a menstruação, não é normal. Deve, por isso, ser avaliado, pois pode indicar uma infeção ou até uma doença ginecológica mais séria.

4. Cólicas menstruais
O normal é existirem cólicas durante a menstruação, mas de forma leve. Caso sejam intensas e persistentes, podem significar a existência de endometriose, devendo consultar um ginecologista.

5. Ciclo menstrual alterado
A sua duração média é de 28 dias, no entanto, pode sofrer alterações. Caso note que essa mudança
abrange vários dias, consulte um profissional de saúde, pois pode tratar-se de uma síndrome dos ovários policísticos, doenças na tiroide, pólipos endometriais ou miomas.

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0