Notícias e TV

Combata o inchaço, a dor abdominal e outros pesadelos

24 Agosto, 2021

Barriga inchaço

Barriga inchada, prisão de ventre, dor de estômago. Certamente já experimentou um desses episódios durante as férias. Mas soube como ultrapassá-los?

Férias, alterações de temperatura, quebrade rotinas ou viagens são algumas das circunstâncias que nos fazem mudar a nossa alimentação nestes meses. E, às vezes, essas alterações de hábitos levam a distúrbios digestivos, o que é algo mais comum do que parece nesta época do ano.

Intoxicação alimentar

Com as temperaturas altas e principalmente após as refeições, muitos alimentos estragam-se mais rapidamente do que em outras épocas do ano. Há grande probabilidade de alimentos estragados ou podres causarem intoxicação alimentar. Pode variar desde uma simples infeção viral até situações graves, tais como salmonelose ou listeriose.

Dispepsia

Também chamado de desconforto pós- -prandial ou mal-estar estomacal, são o resultado de uma digestão lenta ou ineficiente. Isto ocorre porque o corpo precisa de redistribuir o gasto metabólico para o sistema digestivo após as refeições. No verão, pode-se tornar mais difícil, pois há uma luta para manter a temperatura adequada. Para tal, o melhor a fazer é evitar as refeições abundantes nas horas quentes e optar por alimentos líquidos e refrescantes.

Flatulência

Com o calor, surge a necessidade de se hidratar e refrescar com mais frequência, o que tende a aumentar o consumo de líquidos. A opção por bebidas gasosas é muito comum no verão, provocando mais flatulência, mas mesmo as bebidas não gasosas podem gerar esse efeito, caso sejam ingeridas durante as refeições.

Obstipação

A nossa rotina pode mudar drasticamente durante o verão, o que é percetível no nosso trato digestivo e pode aparecer a obstipação ocasional, devido a uma mudança na dieta (por exemplo, não consumimos fibras suficientes) ou a um estilo de vida sedentário. Um dos motivos mais comuns nestes meses é a desidratação causada pelas altas temperaturas.

Azia

É um problema de que mais de 40 por cento dos portugueses sofrem de forma intermitente. Sensação de queimadura que aparece no peito ou na garganta, acontece quando a abertura que separa o estômago do esófago não se fecha completamente e permite a passagem dos ácidos estomacais. Comer muito rápido ou em grandes quantidades irá diminuir os níveis de ácido do estômago.

Leia ainda:

DESVENDAMOS COMO CONQUISTAR UMA BARRIGA LISA EM 8 PASSOS

Obrigatórios! 15 alimentos que vão deixá-la em forma este verão

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0