Saúde e Bem-Estar

Atenção, mulheres! Uso de máscara provoca rugas. Saiba o truque para acabar com este problema

23 Janeiro, 2021

O uso de máscara tem efeitos na pele e provoca rugas. Nota-se sobretudo na zona acima dos lábios, mas a dos olhos também é afetada.

Desde que a máscara entrou na nossa rotina diária, foram várias as pessoas que começaram a acusar problemas de pele, nas orelhas devido à fricção, casos de desidratação da pele ou aumento de acne. Contudo, estas não são as únicas consequências com que nos devemos preocupar. Muitas mulheres com pele mais madura, ou a partir dos 50 anos, preocupam-se mais com as rugas, que acabam por, em muitos casos, ficar mais marcadas.

Consequências do uso de máscara

Com as máscaras, esse efeito é ainda maior. “No caso das máscaras que fazem mais compressão, aumentam as rugas naquilo a que chamamos de código de barras – aquelas rugas orientadas para a vertical, que aparecem no lábio superior e abaixo do nariz –, mas também naqueles sulcos entre o nariz e os cantos da boca, os nasogenianos”, começa por referir João Maia Silva, dermatologista do Hospital Cuf Descobertas.

O especialista sublinha ainda outra das consequências das máscaras: “Ao fazer pressão sobre as pálpebras inferiores, provocam pequenas rugas nessa zona e ao mesmo tempo comprimem as rugas da boca, agravando-as. A tudo isto juntam-se os movimentos involuntários, como estar mais tempo com a boca aberta e as próprias contrações musculares repetidas, que acabam por quebrar a pele.”

Hidratação é o segredo

Para contornar este problema, o dermatologista recomenda: “Hidratar bem a pele e usar produtos antienvelhecimento, mas que não contenham muito ácido (como o hialurónico, glicólico ou retinoico) ou, em oclusão com a própria máscara, podem provocar irritação e a pele não irá sentir-se bem com isso”.

Leia mais
Dieta antirrugas: Alimentos que garantem uma pele mais jovial

Texto: Mário Rui Santos; Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0