Saúde e Bem-Estar

Adeus, stresse! Medidas simples e eficazes que o vão ajudar

5 Junho, 2023

Sofre de stresse e sente que isso está a afetar a sua saúde? Conheça os conselhos dos especialistas que fazem toda a diferença.

É conhecido que o stresse é um dos problemas mais comuns que enfrentamos nos dias de hoje. Embora todas saibamos que existe stresse positivo e negativo, também sabemos que é este último que mais nos influencia, aquele que nos bloqueia e faz de cada dia uma batalha.

Essa situação aumenta os nossos níveis de ansiedade, afeta o nosso sono, o nosso comportamento e em última instância a nossa saúde. Por isso, encontrar uma solução torna-se uma prioridade.

Os especialistas da Universidade de Harvard sabem disso. Existem várias formas de reduzir o stresse e quase todas envolvem grandes mudanças. Outra forma de desacelerá-lo, até que esteja em níveis aceitáveis, é fazer pequenas mudanças que, somadas, tornam-se uma ótima solução.

Dicas para gerir o stresse

Começar o dia sem agitação
Levante-se dez ou quinze minutos antes do que estava acostumada a fazer. Isso pode significar a diferença entre ter de correr para todo o lado ou ter um tempo para começar a manhã com tranquilidade e sem nervosismo.

Aprender a relativizar
Tanto no trabalho como em outras facetas da vida, aprenda a relativizar e, principalmente, a não tentar controlar o incontrolável. Lembre-se que nem sempre pode mudar o comportamento de outras pessoas.

Fazer pequenas pausas

Obter resultados e concluir projetos é importante, mas não é mais importante do que a sua saúde. Assim, não se esqueça de fazer pequenas pausas de vez em quando. Levante-se da cadeira, caminhe por um momento, desvie os olhos do monitor ou telemóvel e olhe pela janela.

Evitar os estimulantes
Quando já estamos nervosas ou stressadas, os estimulantes não são bons conselheiros. Portanto, durante
os picos de stresse, não é uma boa opção beber um café ou fumar um cigarro. Se precisar de uma pausa, faça-a, mas evite estimulantes que possam alterar o seu comportamento. Muitas vezes, o corpo pede-nos açúcar, mas o melhor é moderar o seu consumo, porque evita picos de açúcar no sangue e assim reduz a ansiedade.

Desligar-se do trabalho
Separar o tempo de lazer do profissional é fundamental. Não leve assuntos de trabalho para casa e evite verificar o e-mail ou responder a mensagens fora do horário laboral.

Leia o artigo completo na edição 2325

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0