Família e Carreira

Regresso à rotina: Truques para alcancar o equilíbrio emocional

21 Setembro, 2021

equilíbrio e rotina equilíbrio e rotina

O regresso à rotina está aí à porta. Perceba como gerir o seu tempo sem deixar nada para trás e aproveitar ao máximo as suas pausas.

Estamos em setembro e de volta à rotina, mas este mês é também associado  à mudança e aos recomeços, até porque para grande parte de nós é o mês em que as férias ficam fechadas e um novo ciclo de trabalho se inicia.

A verdade é que nem sempre é fácil orientar todas as tarefas que precisam de ser feitas no nosso dia-a-dia. Isto é um enorme desafio e o segredo está em gerir bem o tempo. Só assim nos é permitido maior organização de rotinas, tornar a nossa vida profissional muito mais produtiva e tudo isso sem stress e a ansiedade que fazer tudo o que há para fazer acarreta.

Mas, atenção, aqui o que se pretende não é fazer o máximo de coisas no mínimo de horas. Nada disso. A ideia a reter é que se otimizem as horas, sem desperdiçar tempo e ganhando, claro, horas extra para atividades pessoais que nos deixam mais felizes.

Para ter uma vida verdadeiramente equilibrada entre o lado profissional e o pessoal aqui ficam as estratégias mais importantes que deve seguir. Lembre-se de que “tempo é dinheiro” e muito mais…

Dicas para uma rotina equilibrada

Defina prioridades
Ao organizar a sua agenda, é fundamental dividir as tarefas por prioridades. O mais inteligente é defini-las por ordem de urgência, da mais para a menos urgente. Começar por uma tarefa pouco importante pode fazer com que se perca tempo crucial para realizar o que exige mais rapidez e que precisa, de facto, de mais atenção.

Anote tudo
Vários compromissos e tarefas? O melhor é anotar tudo o que é necessário fazer, para que nada seja esquecido e para não confundir prazos. Essa estratégia também ajuda a visualizar melhor tudo o que é necessário fazer e gerir horários. Para as anotações pode recorrer a vários métodos: agenda física, agenda online, planner ou aplicações. Até os lembretes no telefone com direito a despertador valem.

Pausas precisam-se!
A gestão de tempo significa estipular momentos específicos para o descanso. Sem pausas ao longo do dia, é impossível manter a produtividade e ter uma rotina saudável. As pausas ajudam a descansar mental e fisicamente e a recuperar energias. Se não forem incluídas no planeamento, há grandes hipóteses de não se dar a devida atenção a estes momentos.

Autoconhecimento
Este é, na verdade, o primeiro passo, pois só assim é possível construir uma rotina positiva e adaptada ao ritmo de cada um. É, por isso, importante identificar os períodos mais produtivos e saber o tempo que se gasta para realizar cada atividade. Mapear tudo isto é importante para saber exatamente de quanto tempo precisamos para concluir cada tarefa e para as organizar, sem haver uma sobrecarga na sua agenda diária.

Divisão de tarefas
Fazer a mesma coisa durante horas seguidas pode tornar-se muito cansativo e, na verdade, pouco produtivo. Se existem tarefas que exigem mais horas, o melhor é dividi-las em tarefas menores ao longo da semana para facilitar o processo e trabalhar com mais tranquilidade, sem se cansar tanto da atividade e acabar por fazer as coisas mal e sem qualquer brio.

Se não conseguir organizar o seu tempo, poderá sempre pedir ajuda. Existem empresas que têm cursos que ensinam a rentabilizar o seu tempo, de forma a obter mais produtividade e uma vida equilibrada.

Leia ainda:

EM FORMA: DE VOLTA AO TRABALHO SEM AUMENTAR DE PESO. SAIBA COMO!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top