Nacional

Festa é Festa: Corcovada revela verdadeira idade. Afinal… não vai fazer 100 anos

15 Setembro, 2021

Em Festa é Festa, Corcovada diz que não tem cem anos e fica a fazer contas de cabeça. Florinda observa-a, preocupada e teme que ela esteja a perder as suas faculdades.

Em «Festa é Festa», o Padre (Carlos M.Cunha) chamou Tomé (Pedro Teixeira), Bino (Pedro Alves) e São (Sílvia Rizzo) para fazerem um ponto da situação. São revela que acabou de contratar vários artistas e o Padre valoriza o seu empenho. Albino e Tomé não gostam que São fique com os louros todos e lembram que foram eles que angariaram os artistas na TVI. O Padre pede paciência para os aturar.

O Sôtor (José Carlos Pereira) examina uma paciente e ela conta-lhe que ficou assim depois de um acidente de carro. O Sôtor fica petrificado e recorda o momento em que soube do acidente da mulher.

Carlos (Rodrigo Paganelli) já contou à mãe que Ana Carolina (Beatriz Barosa) lhe ofereceu uma viagem, mas ela diz-lhe que vai ter de devolver, pois as pessoas vão achar que ele se está a aproveitar do dinheiro da menina. Carlos acha um disparate. Ana Carolina ouve parte da conversa e pergunta o que ele tem de devolver.

Bino (Pedro Alves), Tomé (Pedro Teixeira) e São (Sílvia Rizzo) discutem perante o olhar cansado do Padre (Carlos M.Cunha). Bino quer saber se a parte dos comes e bebes está tratada e se não são só porcarias gourmet. O Padre dá um murro na mesa e faz um ponto da situação. Contra todas as expectativas, está tudo encaminhado e por isso propõe um brinde. Ficam todos em pânico.

Aida (Ana Guiomar) anda de volta das contas da mercearia com um ar muito desanimado. António (Luís Simões) fica preocupado e tenta animá-la. Ele diz que é só uma má fase e sugere fazerem promoções ou ofertas, mas Aida recusa as sugestões dele e e volta para as contas.

São (Sílvia Rizzo), Bino (Pedro Alves) e Tomé (Pedro Teixeira) tentam demover o Padre (Carlos M. Cunha) de beber, mas sem sucesso. O Padre bebe o copo de penalty e começa a contar as suas histórias. São, Albino e Tomé suspiram e deixam-se cair sentados e derrotados.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) conta a Corcovada (Maria do Céu Guerra) que ofereceu uma viagem a Carlos (Rodrigo Paganelli) e ela fica muito feliz. Corcovada diz que também já tem saudades de viajar e talvez desafie Manel (Vítor Norte) para viajar com ela, para lhe carregar as compras. Ficam as duas a conversar e a rir à gargalhada.

Aida (Ana Guiomar) pousa um cabaz em cima do balcão e gaba-se da ideia genial que teve. António (Luís Simões) diz que já tinha dado aquela ideia, mas Aida acha que a ideia dela é muito mais inovadora. António não percebe como.

Fernando (Manuel Marques) está desiludido pela forma como Bino (Pedro Alves) governa a Aldeia. São (Sílvia Rizzo) chega a casa esfomeada e pede a Fernando para lhe fazer o almoço. Ele pergunta-lhe porque não comeu na rua. São conta-lhe que esteve a levar uma seca do Padre (Carlos M.Cunha) e quando saiu da igreja, os restaurantes já tinham fechado.

Aida (Ana Guiomar) tenta que António (Luís Simões) compreenda a sua ideia, mas ele está cada vez mais baralhado. António pede um tempo para assimilar tudo, mas Aida diz-lhe que aquilo vai entrar em vigor já. António apresenta o cabaz a uma cliente, mas está com evidentes dificuldades. Tomé (Pedro Teixeira) come duas sandes ao mesmo tempo e Aida ralha com ele. Tomé queixa-se que estava cheio de fome e diz que ainda vai ter um problema de estômago devido à comissão de festas.

Bino (Pedro Alves) conta que teve uma reunião com Fernando (Manuel Marques) e que falaram sobre a possível candidatura dele. Peixoto (Vítor Emanuel) reprova a ideia, pois Fernando é demasiado certinho. Ficam os dois preocupados.

Aida (Ana Guiomar) diz a Tomé (Pedro Teixeira) para comer mais devagar e vai olhando para António (Luís Simões) que está todo atrapalhado a apresentar o cabaz. António está cada vez mais aflito e abre uma garrafa de água para se refrescar. António começa a despejar a garrafa para cima da cabeça.

Bino (Pedro Alves) e Peixoto (Vítor Emanuel) continuam a equacionar o que poderá acontecer com a sucessão na Junta. No pior dos cenários, podem ir a julgamento e acabarem presos. Peixoto sugere que Bino contrate Valquíria (Maria Sampaio) para sua secretária, para deixarem alguém de confiança ali na Junta, que possa controlar as coisas por eles. Albino acha a ideia brilhante.

Aida (Ana Guiomar) dá um pano a António (Luís Simões) para limpar o que molhou e pede-lhe para se focar nas contas. Tomé (Pedro Teixeira) repara em António todo aflito e pergunta a Aida o que é que ele tem. Aida conta que teve uma ideia genial, mas que António tem dificuldade em a acompanhar.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) comenta com Florinda (Ana Brito e Cunha) que também ficou com vontade de viajar e que não se importava de ir a Londres. Florinda fica preocupada por Corcovada andar de avião com quase cem anos. Corcovada fica indignada com aquela observação.

Tomé (Pedro Teixeira) tenta perceber como funciona o cabaz e também pergunta porque é que não tem logo um valor final. Aida (Ana Guiomar) fica indignada e diz que António (Luís Simões) fez a mesma pergunta. Tomé finge que estava a brincar. Aida conta que António aceitou fazer parte da equipa de Hóquei e que o venceu pelo cansaço.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz que não tem cem anos e fica a fazer contas de cabeça. Florinda (Ana Brito e Cunha) observa-a, preocupada e teme que ela esteja a perder as suas faculdades.

António (Luís Simões) entra no café com o saco de desporto e Tomé (Pedro Teixeira) ralha com ele por estar a dar demasiado nas vistas. Tomé manda-o para o pavilhão, mas pede-lhe para ser discreto, para que ninguém o veja.

A família janta, mas Florinda (Ana Brito e Cunha) está perdida nos seus pensamentos. Ela conta que ficou preocupada com Corcovada (Maria do Céu Guerra) porque lhe pareceu que estava confusa. Bino (Pedro Alves) diz que esse é o primeiro passo e gostava de saber quanto dinheiro é que ela vai deixar à Junta. Florinda fica indignada e manda Bino calar-se.

Tomé (Pedro Teixeira) incentiva António (Luís Simões) a dar o seu melhor no hóquei e usa Fátima (Marta Andrino) como isco. Tomé convence António de que quando se tornar um campeão, Fátima não lhe irá resistir e explica que foi o que aconteceu com ele e Aida (Ana Guiomar). António não fica muito convencido.

Carlos (Rodrigo Paganelli) pergunta se é motivo para ficarem preocupados e pergunta o que aconteceu realmente. Carlos conta que também já a tinha ouvido dizer que não se lembrava do ano em que tinha nascido. Bino (Pedro Alves) tenta conter o entusiasmo e pergunta se é só da cabeça ou se já houve quedas também. Florinda (Ana Brito e Cunha) fica repugnada.

Leia ainda aqui o resumo do episódio anterior de Festa é Festa.

Texto e Fotos: TVI

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top