Lifestyle

Mais do que um objeto: Saiba como escolher os óculos de sol adequados para evitar danos

1 Agosto, 2021

óculos de sol

Mais do que um acessório de moda, os óculos de sol são tão importantes quanto um bom protetor solar.

O Verão é uma época do ano caracterizada pelo aumento da intensidade de radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol, direta ou indiretamente. Os riscos e complicações associados à intensidade da radiação UV merecem também especial atenção ao nível da saúde da visão.

Em quantidades moderadas, a radiação UV torna-se bastante benéfica, mas uma exposição excessiva pode causar lesões oculares em diversas estruturas dos nossos olhos, nomeadamente na córnea, no cristalino, nas pálpebras e/ou na retina.

Os óculos de sol são muitas vezes adquiridos como acessório de moda. Ainda que a opção por determinado modelo possa ser feita pelo aspeto estético, há um requisito fundamental que deve ser sempre assegurado: a proteção que conferem contra os raios UV e o efeito pretendido na filtragem da intensidade luminosa.

Prevenir danos

Certifique-se que os seus óculos de sol tenham as características necessárias para proteger os seus olhos, pois caso não as tenham, os raios UV podem causar mais e maiores danos do que aqueles que teria na ausência de óculos de sol.

Tome nota!

Quando escolhemos uns óculos de sol é sempre necessário ter em consideração vários aspetos para que estes melhor
se adequem a si:

Tipo de uso – Para o dia a dia ou para situações de prática desportiva. Indicação de protecção UV (Ultra-violeta).

Categoria do filtro solar das lentes – Deve evitar a que não tenham um filtro especificado, pois este pode não ser o mais adequado para si.

Tipo de armação – Uma maior armação permite uma maior proteção.

Cor das lentes – Evite lentes muito escuras, pois podem provocar uma dilatação excessiva da retina e, maior penetração da radiação solar.

Leia ainda:

Abusou da exposição ao sol? Saiba o que pode fazer para tratar um escaldão!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0