Atualidade

Covid 19: Férias sem contratempos. Veja aqui as regras

12 Julho, 2021

Mais um verão atípico por causa da Covid-19, mas isso não é desculpa para não conhecer as regras e manter-se em segurança.

-Desde o ano passado, devido à Covid 19, a lotação da praia em é assinalada à entrada da mesma através de uma sinalética que indica o estado de ocupação. Será hasteada uma bandeira triangular verde, amarela ou vermelha, consoante a lotação, avaliada no local .

-Poderá consultar a aplicação Info Praia. Aqui terá acesso a informação atualizada sobre a lotação das praias e ainda a qualidade das águas balneares.
-O acesso à praia é feito em sentido único, sempre que as condições o permitam. No areal, escolha um local que permita uma distância de, pelo menos, um metro e meio de banhistas de outros grupos – mantenha este distanciamento nas deslocações, à beira-mar e no banho. No caso dos chapéus-de-sol, é também exigido que se posicionem, pelo menos, a três metros de distância uns dos outros e as pessoas, no mínimo, a um metro e meio.
-Nos acessos à praia, use calçado, circule sempre pela direita, mantendo-se a um metro e meio de outros utentes, que não pertençam ao seu grupo. Siga os percursos assinalados, se os houver.
-As barracas, toldos e colmos, além de estarem distanciados entre si – pelo menos, um metro e meio, no caso das barracas, e três metros, para os toldos e colmos – só podem albergar, no máximo, cinco pessoas.
-Os chuveiros exteriores de corpo ou de pés, espreguiçadeiras, colchões, cinzeiros de praia, podem ser utilizados e estão sujeitos a normas de limpeza e higienização, definidas pela Direção Geral da Saúde.
-As atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares são permitidos, desde que respeitem o número máximo de cinco participantes por instrutor, e o distanciamento físico de segurança recomendado entre cada participante, tanto em terra como no mar.
-Os serviços de massagens e outros do género não são autorizados. Já a disponibilização e utilização de equipamentos de uso coletivo, como gaivotas, barcos e escorregas, é permitida, mas apenas fora das zonas balneares.
-É permitida a venda ambulante nas praias, respeitando as regras e orientações de higiene e segurança definidas pelas autoridades de saúde. Os vendedores são obrigados a usar máscara quando em contacto com os utentes. A disponibilização de alimentos deve ser feita com pinças. Siga as regras e boas férias.

 

De olho nos mais novos

  • Eis os conselhos da GNR para evitar acidentes junto à água. A morte por afogamento é rápida e silenciosa!
  • Perto da piscina nunca perca a criança de vista e vista-lhe sempre um colete ou braçadeiras;
  • Esteja sempre atenta a todos os movimentos das crianças, seja dentro de água ou “apenas” à beira da piscina;
  • Nunca deixe uma criança sozinha na água;
  • Nunca deixe brinquedos dentro da piscina, pois é uma situação que chama a atenção da criança.

 

Significado das bandeiras

Nas praias, a sinalética sobre a sua capacidade é uma bandeira triangular.

Verde
Ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até 50%.

Amarela

Ocupação elevada, que corresponde a uma utilização acima dos 50% até aos 90%.

Vermelha 

Ocupação plena, que corresponde a uma utilização acima dos 90%.

 

Leia ainda:

VAMOS A BANHOS? CONHEÇA AS MELHORES PRAIAS FLUVIAIS DE NORTE A SUL

 

Fonte de informação: Deco Proteste

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top