Amor e Sexo

Sexo. Relações sexuais durante a gravidez: Sim ou não? Descubra aqui a resposta

25 Agosto, 2021

Eis um dos temas que inquieta mulheres grávidas e casais durante a gestação. “A relação sexual pode magoar o bebé?” ou “o orgasmo pode potenciar um aborto?”

Sexo na gravidez. Leia o aryigo de opinião.

A gravidez é uma etapa única na vida da mulher e também do casal. Para além das  das mudanças hormonais e corporais, mais ou menos evidentes, muitos casais questionam-se acerca da possibilidade de manterem a sua vida sexual ativa.

Na verdade, quando a gravidez decorre com normalidade e não existe qualquer indicação médica contrária, o casal pode continuar a ter relações sexuais durante a gestação. Alguns cuidados podem até ajudá-la a sentir-se mais confiante e segura.

Saiba que é perfeitamente normal sentir, sobretudo durante os primeiros dois trimestres da gravidez, alterações na predisposição para a prática de relações sexuais. Este fenómeno acontece sobretudo devido a variações hormonais que podem fazê-la sentir-se menos disponível, mas tende a desaparecer ao longo do último trimestre.

Curiosamente, ao longo do último trimestre da gestação, as relações sexuais podem ter um impacto mais positivo. Estas estimulam a libertação de hormonas que ajudam o útero a contrair-se, promovendo assim o início do trabalho de parto.

A posição que o casal escolhe pode fazer toda a diferença para dinamizar a sexualidade ao longo da gravidez. Ambos devem descobrir em conjunto as posições que lhes permitam ter um maior conforto e prazer durante a relação sexual. Pode ser aconselhável que a mulher evite ficar deitada com a barriga para cima a partir do 2º trimestre. As posições que coloquem o homem atrás da mulher são muito populares ao longo desta etapa (ex.: posição de “concha”). À medida que se aproxima o parto, a mulher pode sentir-se mais confortável por cima, uma vez que consegue controlar o ritmo e a barriga fica protegida de qualquer pressão ou esforço.

E lembre-se que há mais sexualidade para lá da penetração. Desde que seja feito com os devidos cuidados, o sexo oral é uma alternativa à penetração vaginal.

Procure sempre falar com o seu parceiro sobre as preferências de cada um, sobretudo ao longo desta fase e envolva-o nesta odisseia que é a gravidez.

 

Assista à masterclass digital gratuita “Higiene Íntima & Sexualidade na Gravidez” no próximo dia 1 de setembro, no Facebook das Farmácias Holon, e esclareça todas as suas dúvidas sobre este tema.

 

Ana Sofia Ramos, Farmacêutica Holon
Leia ainda: Sandra Silva: Ex-Moranguita revela sexo do primeiro filho. “O palpite confirmou-se”

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0